Documentário da TV Câmara é premiado no Festival de Cinema de Brasília

O documentário Terras Brasileiras, produzido pela TV Câmara, foi premiado ontem (23/9) no 51º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. O filme foi eleito melhor curta-metragem pelo júri popular da Mostra Brasília – 23º Troféu Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Terras Brasileiras aborda a questão da demarcação de terras indígenas a partir da realidade dos índios Guarani-Kaiowá, de Mato Grosso do Sul. O documentário mostra a situação de indígenas e produtores rurais que vivem em municípios próximos da fronteira entre Brasil e Paraguai. Numa disputa que remonta ao século passado, os dois lados reivindicam a posse da terra.  Nesse clima tenso, sobram confrontos, despejos, ataques e mortes.

Terras Brasileiras já ganhou os prêmios de Melhor Filme pelo júri popular e Menção Honrosa do júri oficial no Festival Guarnicê de Cinema, em São Luís (MA). Também foi exibido em sessões no Parlamento Europeu, em Bruxelas, e na École Normale Supérieure, em Paris.

O Troféu Câmara Legislativa foi criado para reconhecer e premiar o trabalho de cineastas locais. Para a Mostra Brasília, foram selecionados 18 curtas entre os 81 filmes inscritos.

 

Onde assistir

No Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=ebfv6c4aj2A

Na TV Câmara: Terras Brasileiras será exibido na grade de programação da TV Câmara nos seguintes dias e horários: sexta-feira (28/9) às 21h30; sábado (29/9) às 8h, 15h e 22h30; domingo (30/9) às 6h30, 12h e 20h; e segunda-feira (1º/10), às 19h.

Como sintonizar a TV Câmara:

http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/tv/sintonizando.html

Ficha técnica

Direção e roteiro: Dulce Queiroz

Direção de fotografia: Cícero Bezerra

Produção: João Gollo

Montagem e finalização: Guem Takenouchi

Arte: Pedro Mafra

Trilha sonora: Alberto Valerio, Rafael Maklon, Sascha Kratzer e Eurípedes Martins

Áudio: Misael do Rosário

Coordenador Executivo: Getsemane Silva

Realização: TV Câmara – Núcleo de Documentários

 

Créditos Assessoria de Imprensa
Secretaria de Comunicação Social
E-mail: [email protected]
http://twitter.com/CamaraDeputados
Tel: (61) 3216-1507 / 1807 /1506

Comentários

Comentários