Deputados estudantes são diplomados e iniciam ano Legislativo

Alunos de escolas públicas e privadas, que participam do projeto Parlamento Jovem Sul-Mato-Grossense, desenvolvido pela Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, foram diplomados deputados estudantes durante solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (22/02), no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS). “A diplomação representa o reconhecimento do processo eleitoral, conduzido pelo TRE-MS, nos moldes das eleições tradicionais”, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa, Junior Mochi (PMDB).

Segundo ele, a conjuntura política brasileira desperta a necessidade de iniciativas que fortaleçam as instituições públicas. “Vivemos a travessia entre o País que temos e o que queremos, mas não há dúvidas de que o regime democrático é o melhor do mundo”, analisou. Mochi parabenizou os diplomados e ressaltou: “Até mesmo as críticas devem ser bem fundamentadas e não podemos esperar a política melhorar para participarmos; ao contrário, temos que participar para que as coisas melhorem”.

A diretora da Escola do Legislativo, Cheila Vendrami, explicou que os jovens participarão do dia a dia da Casa de Leis, conhecendo as diretorias e a tramitação de projetos. “Os estudantes e os deputados e servidores, nós todos, poderemos conviver de forma fraterna e fortalecer neles o interesse pela política”, disse. Os familiares dos jovens também participarão de capacitações diversas. Para o presidente do TRE-MS, desembargador Divoncir Schreiner Maran, o projeto Parlamento Jovem, que está na quinta edição, contribui para o fortalecimento da cidadania. “É uma grande satisfação sermos parceiros dessa iniciativa, que desperta também nos jovens a importância da participação na vida política”, reiterou.

Mariam Serthan Tormos discursou em nome dos eleitos e convocou os demais jovens a atuarem diretamente na política. “Temos que ser persistentes, não podemos nos isentar da responsabilidade, porque fazemos parte da faixa etária que quer fazer diferente e o Parlamento Jovem será o ambiente ideal para isso”. Claudecy José da Cruz Junior disse que espera se tornar um cidadão melhor. “Quero absorver o máximo sobre essa arte de trabalhar a política e saber como tudo funciona [no Legislativo]”, afirmou. Também foram diplomados: Alanis Nunes Maciel, Alysson de Oliveira Arruda, Brenda Gomes Dourado, Caique Gabriel Ramos Salomão, Eduardo Assumpção Wegrzin, Emily Lemes Moises, Fernando Simões Carlotto, Isadora Cristina Burton de Campos, Jéssica Gomes de Aquino, Kaissa Arantes Santos, Kemile Ketllyn Pereira do Vau, Martha Grazziella da Costa Cantero, Styven Roosevelt dos Santos Sousa, Victor da Silva Beralda e Waldomiro Rodrigues dos Santos Neto.

Instituído pela Resolução 026/2005, o Parlamento Jovem tem como objetivos formar e promover a consciência política e a liderança entre os adolescentes. O projeto também tem a parceria da Secretaria de Estado de Educação. A escolha dos deputados é realizada durante eleição em escolas públicas e privadas, entre alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio. Às 15h desta segunda-feira será realizada a Solenidade de Posse dos deputados estudantes, no plenário Deputado Júlio Maia, na Casa de Leis. Eles terão mandato de um ano e poderão apresentar sugestões de projetos aos deputados estaduais. – See more at: http://www.al.ms.gov.br/Default.aspx?Tabid=56&ItemID=44367#sthash.ukiT2d1n.dpuf

Comentários

Comentários