Cursos de Irrigação e Avaliação Zootécnica prepara técnicos da Agraer e da Sepaf

A Secretaria de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf) realizou, na última semana, dois cursos voltados aos técnicos da pasta e da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), ministrados na sede do Sindicato dos trabalhadores da Agência.

O Curso de Irrigação de Pastagens, abordou os diferentes sistemas existentes no mercado, detalhando suas características estruturais e de manejo.

Na oportunidade, um engenheiro agrônomo apresentou instalações e falou sobre o dimensionamento das bombas, tubulações e aspersores, seus respectivos custos detalhando modelos existentes no mercado.

Além das aulas teóricas, na sede do Sinterpa, os participantes estiveram em uma propriedade próxima de Campo Grande onde tiveram a oportunidade de conhecer a dimensão e o funcionamento de um sistema.

No outro curso, de Avaliação Zootécnica, além das aulas praticas na sede do Sinterpa, os participantes também tiveram aulas praticas que foram realizadas nas fazendas da ‘Dale Sorvetes’ e da produtora ‘Aurora Real’.

Ministrado pelo médico veterinário Arnaldo Santiago e pelo zootecnista Roberto Nakayama, ambos da Agraer, o curso proporcionou o exercício de avaliação dos diferentes tipos de conformação física dos animais, existentes dentro do padrão de cada raça leiteira e das fases de produção, trazendo aos participantes importantes atualizações sobre tipos leiteiros e nivelamento do conhecimento sobre a forma de avaliar as matrizes leiteiras para fins de financiamento.

Comentários

Comentários