terça-feira, 2/12/2025

Atleta de MS disputará Maratona das Areias e representará o Brasil no Saara

A ultramaratonista Josy Madruga (47), será a única mulher brasileira na Maratona das Areias (Marathon des Sables), uma das competições mais desafiadoras do mundo. A prova, que acontece em abril no deserto do Saara, no Marrocos, exige que os atletas percorram 250 quilômetros em seis dias, enfrentando temperaturas extremas, que podem chegar até 50 °C, e carregando seus próprios suprimentos.

Josy tem trajetória consolidada no esporte sul-mato-grossense e já participou de diversas competições no estado que contaram com o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundesporte e Setesc. O Circuito Trail, composto por provas como o Trail Run Serra da Bodoquena, o Desafio Morro do Paxixi e o Desafio Boiadeira, foi fundamental para seu aprimoramento e preparação para encarar desafios ainda maiores.

Além de atleta, Josy também é secretária municipal de Turismo, Esporte e Cultura de Rio Verde de Mato Grosso, cargo no qual incentiva a prática esportiva e o desenvolvimento do turismo esportivo na região.

“A mente precisa estar tão preparada quanto o corpo, e por isso tenho trabalhado muito a resiliência e o foco. Sei que a Maratona das Areias é um teste extremo, onde o calor, a fadiga e o isolamento podem pesar. Então, uso técnicas de visualização para me preparar para cada etapa da prova e treino sob condições adversas para fortalecer minha capacidade de adaptação. Além disso, pratico meditação e controle da respiração para manter a clareza mental, porque sei que, no deserto, o maior desafio será o que acontece dentro da minha cabeça”, explica Josy.

ÚNICA MULHER BRASILEIRA NA COMPETIÇÃO

Ser a única mulher brasileira na competição é motivo de orgulho e inspiração. “É um orgulho imenso e, ao mesmo tempo, um compromisso. Carregar a bandeira do Brasil nessa prova tão desafiadora significa mostrar que a força da mulher brasileira vai muito além dos limites que tentam nos impor. Quero que essa jornada sirva de inspiração para que mais mulheres se desafiem, acreditem no seu potencial e ocupem espaços que, muitas vezes, parecem inalcançáveis. Cada quilômetro percorrido no deserto será uma vitória não só minha, mas de todas as mulheres que ousam sonhar grande”, afirma.

A jornada até aqui foi marcada por desafios. Em 2021, Josy enfrentou a Covid-19, teve três paradas cardíacas e precisou ser intubada. “Houve momentos em que minha recuperação parecia impossível, mas foi ali que aprendi o verdadeiro significado da resiliência. Cada obstáculo, desde esse até as dificuldades de conciliar treinos intensos com minha vida profissional e pessoal, me fortaleceu. Hoje, olho para trás e vejo que todas essas provações me prepararam para essa aventura no deserto. Se sobrevivi àqueles momentos, sei que posso superar qualquer desafio”.

A ultramaratonista de Rio Verde já encarou terrenos hostis, em meio à mata e até no gelo

Agora, com a confirmação da vaga, Josy intensifica os treinos para enfrentar o deserto do Saara. A preparação inclui treinos físicos e psicológicos, além do acompanhamento médico exigido pela organização da prova. Seu próximo objetivo, após o Saara, é encarar uma nova ultramaratona, desta vez no Everest.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Suplementos irregulares são proibidos pela Anvisa

Uma ação da Anvisa determinou a apreensão imediata de suplementos alimentares irregulares, entre eles Prosatril, Erenobis e Óliver Turbo. Os produtos não possuem registro,...

PONTA PORÃ: Câmara municipal concede honrarias reconhecendo trabalho em prol da fronteira

Sessão solene marcou entrega de honrarias a personalidades de vários segmentos da sociedade.  Câmara Municipal de Ponta Porã realizou nesta quarta-feira, 26, sessão solene de...

BODOQUENA: 1. Dia D da saúde do homem movimenta unidades de saúde

A Prefeitura de Bodoquena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando hoje o Dia D da Saúde do Homem em todas as...

Ibama atua contra irregularidades com agrotóxicos

O Ibama, por meio da Divisão de Proteção Ambiental do Tocantins (Dipam-TO), realizou uma operação de fiscalização em Campos Lindos (TO), importante polo agrícola...