terça-feira, 13/01/2026

Aposentado estreia e comemora atendimento especial no “‘Guichê 60+” do Detran/MS: “ideia sensacional”

Inaugurado na quinta-feira (3), na Agência Híbrida Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), em Dourados, o “Guichê 60” já é comemorado pelo público-alvo. O primeiro a receber atendimento especial, por meio desta iniciativa inédita no país, foi o aposentado Romen Barletta, de 72 anos, que esteve na agência para emplacar o novo veículo.

Para ele, a “ideia é sensacional”, pois além de contemplar o público da faixa etária dos 60 mais, tem grande contribuição para aquelas pessoas que sofrem com alguma dificuldade para conseguir um bom atendimento, seja com informações ou humanização.

“É importante essas pessoas não estarem na fila comum para não tumultuar os atendimentos. Esse guichê direcionado nos prestará o atendimento conforme precisamos receber. Essa é uma grande conquista para todos nós. O Estado está de parabéns”.

No guichê de serviços digitais, o servidor prestará um atendimento humanizado, com transparência, paciência e atenção ao cliente. Buscará a solução para o problema do cidadão, esclarecendo as suas dúvidas e ensinando, por exemplo, como baixar o aplicativo da CDT (Carteira Digital de Trânsito) para acessar sua CNH Digital, o documento do veículo e até mesmo a emissão da Credencial Digital de Estacionamento Especial para Idoso.

Presente na cerimônia representando o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, o vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha) celebrou a iniciativa e já se colocou no grupo que receberá o atendimento especial, tendo em vista o seu aniversário de 60 anos, no próximo dia 26 de outubro.

“Neste mês de outubro eu entro para o time dos sessentões. Nesta minha geração muitas pessoas têm dificuldades de usar os meios digitais e é muito gratificante para todos nós ver que o nosso Detran já é 95% tecnológico”, celebrou.

O vice-governador também reconheceu a ideia, que surgiu de uma das servidoras da própria agência onde o serviço foi inaugurado.

“Percebendo as dificuldades das pessoas idosas, a servidora Elizangela Ximenes sugeriu ao nosso Presidente Rudel Trindade a criação desse sistema. Isso mostra que o nosso Detran/MS além de digital e tecnológico, ouve os seus servidores. Estou muito feliz por estarmos iniciando este serviço por Dourados e parabenizo a todos os envolvidos. Essa iniciativa reafirma o compromisso do nosso Governador Eduardo Riedel e de todos nós: de um Estado, próspero, verde, digital e inclusivo”, finalizou José Carlos Barbosa.

Presidente do Detran/MS, Rudel Trindade destacou que não adianta ser apenas digital se não for humanizado. “Estamos lidando com gente. Esse formato de atendimento é inovador, não tem nenhum lugar do Brasil. Não se trata de ser somente um atendimento prioritário, vamos prestar os nossos serviços e atender o cliente 60 mais com todo o respeito e carinho que merece”, disse.

O serviço do “Guichê 60+” também será lançado em Campo Grande, nas Agências do Shopping Campo Grande e do Pátio Central, na próxima segunda-feira, 7 de outubro. E gradativamente o projeto será ampliado para outras agências por todo o Estado.

Vale destacar que do universo de 1.064.754 CNHS ativas no Estado (não considera as CNHs vencidas há mais de 30 dias), 151.094 (15%) são de pessoas com idades acima de 60 anos.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Formus Magistral tem insumos farmacêuticos proibidos pela Anvisa

A Anvisa interditou dois insumos da Formus Magistral Comércio de Insumos Farmacêuticos Ltda., após a importação irregular de estanozolol e prasterona. Com a medida,...

Governo poderá usar tecnologia para aumentar doações de sangue

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou em dezembro uma proposta que permite ao governo federal utilizar ferramentas digitais para estimular a...

BR-163/MS segue com obras nesta terça-feira

As obras de ampliação e manutenção da BR-163/MS continuam nesta terça-feira (6), com equipes atuando em diferentes pontos da rodovia em Mato Grosso do...

Justiça aceita denúncia e torna réus 20 na Operação Successione IV

A Justiça Estadual recebeu a denúncia do Gaeco/MPMS e tornou réus 20 investigados por integrar uma organização criminosa armada voltada à exploração do jogo...