quinta-feira, 18/09/2025

PF e GAECO deflagram a Operação BAAL contra o “Novo Cangaço” em SP

PF e GAECO deflagram a Operação BAAL na mira da organização criminosa do “Novo Cangaço” em São Paulo/SP. Tais ações constituem uma modalidade de conflito proveniente da evolução de crimes violentos contra o patrimônio, no qual grupos criminosos subjugam a ação do poder público por meio do planejamento e execução de roubos que causam um verdadeiro terror social.

A investigação se iniciaram a partir de informações provenientes da tentativa de roubo a uma base de valores ocorrida em abril de 2023 em Confresa/MT. Vários criminosos na ocasião foram presos e mortos no confronto com policiais, sendo que um deles residia em São Paulo e integrava uma organização criminosa.

Os elementos colhidos revelaram que essa e outras ações semelhantes foram financiadas por integrantes da organização criminosa que também atuam no tráfico de drogas e na lavagem de capitais. Além disso, constatou-se que os principais fornecedores das armas de fogo e das munições utilizadas pela organização criminosa são CAC’s (Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador).

Foram cumpridos 13 mandados de prisão temporária e 24 mandados de busca e apreensão domiciliar em São Paulo, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, Guarulhos, Piracicaba, Mairinque, Buri/SP, Xique-Xique/BA, Timon/MA e Corrente/PI.

Foram adotadas medidas de cunho patrimonial visando a descapitalização financeira da organização criminosa, como o bloqueio de contas e o sequestro de bens com limite de até R$ 4 milhões.

As ações de hoje contaram, ainda, com o apoio operacional de equipes da ROTA, da 10ª Companhia de Força Tática e do 10º BAEP da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Moraes exige imagens para investigar visitas irregulares a Daniel Silveira

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que a Colônia Agrícola Marco Aurélio Vergas, em Magé/RJ, envie imagens do sistema de monitoramento interno...

Alunos da Escola Alceu Viana brilham no programa Boca do Povo da Rádio Difusora

Na manhã desta sexta-feira (12), o programa Boca do Povo, da Rádio Difusora Pantanal FM 101.9, comandado pelo jornalista B. de Paula Filho, recebeu...

MIRANDA: Vereador Michel pede emenda para cursos em aldeias indígenas

A presente indicação tem por objetivo solicitar uma Emenda Parlamentar destinada a implantação de cursos profissionalizantes para atender as Aldeias acima mencionadas em nosso...

Torcida organizada do Flamengo volta a ser punida por atos de violência

A Justiça do Rio de Janeiro determinou o afastamento da Torcida Jovem do Flamengo de todos os eventos esportivos por dois anos. A decisão,...