Projeto de lei cria Dia Estadual do Cooperativismo em MS

A deputada estadual Grazielle Machado (PR) apresentou, durante a sessão plenária desta terça-feira (5), projeto de lei que estabelece a criação do Dia Estadual do Cooperativismo, a ser comemorado anualmente dia 2 de julho e inserido no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul. “O modelo [cooperativismo] chama a atenção para o fato de poder ser aplicado a qualquer área”, afirmou a deputada.

A proposta prevê a realização, em especial nas escolas públicas estaduais, de ações e projetos, além de debates, seminários e audiências públicas e outros eventos relacionados ao cooperativismo como alternativa de geração de emprego e renda. “Vários são os valores que norteiam o movimento e um deles é o processo democrático, seja para a tomada de decisões, seja na participação econômica dos membros”, ressaltou Grazielle na justificativa do projeto de lei.

Segundo ela, se o modelo surgiu como uma forma de resistência à exploração, em um contexto de luta de classes, hoje se apresenta como alternativa ao desemprego. “Podemos pensar o cooperativismo como uma forma de se enfrentar os problemas econômicos e sociais pelos quais passa boa parte da população”, disse. O projeto de lei segue para a apreciação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e comissões de mérito da Casa de Leis, antes da votação em plenário.

Comentários

Comentários