Pedaços de encosta de barragem em Barão de Cocais se desprende

Foto: Folha - Uol

A Vale informou em nota que na madrugada desta sexta-feira (31) que fragmentos do talude norte de uma das paredes da Mina Gongo Soco, em Barão de Cocais/MG, se desprendeu. A Barragem Sul Superior da mina, não foi afetada. A Vale continua monitorando. Se houver um rompimento da barragem serão atingidas pelo rio de lama com rejeitos de mineração as áreas rurais e urbanas das cidades de Barão de Cocais, Santa Bárbara e São Gonçalo do Rio Abaixo.

Confira a nota da Vale:

A Vale informa que identificou ao longo da madrugada desta sexta-feira, 31/5, o desprendimento de fragmentos do talude norte da cava da Mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG). Esses blocos se acomodaram no fundo da cava. As primeiras avaliações indicam que o material está deslizando de forma gradual, o que até o momento corrobora as estimativas de que o desprendimento do talude deverá ocorrer sem maiores consequências.

A cava e a barragem Sul Superior, que fica a 1,5 km da mina, seguem com monitoramento 24 horas por dia de forma remota, com o uso de radar e estação robótica capazes de detectar movimentações milimétricas, além de sobrevoos com drone. A barragem está em nível 3 desde 22 de março e a Zona de Autossalvamento (ZAS) já havia sido evacuada preventivamente em 8 de fevereiro.

Comentários

Comentários